segunda-feira, 16 de novembro de 2009

conversas alheias

Hoje pela manhã ao ir comprar pão, a atendente da padaria, que na realidade mais parece um bar, atendente essa que ao que parece é casada com o dono do lugar, estava conversando com uma outra mulher na entrada do estabelecimento. Eu, como sempre, apenas entrei e esperei em frente ao balcão, que ela entrasse para me atender,o que não demorou muito tempo.Todos os dias faço a mesma coisa: entro, digo " 1 real de pão" ela me entrega e eu agradeço ( "obrigado"), sem um oi, um bom dia, nem nenhuma outra forma de comprimento, apenas isso. Hoje não foi diferente, a única diferença foi o fato de ela estar conversando com uma outro mulher, que a seguiu, após minha entrada, para trás do balcão e continuaram a conversa que tinham.
Ela, a atendente, flava que todos os filhos dela tinha sido feitos no dia de seu aniversário, " todos feitos em outubro e nascidos em julho, era para nascerem no mesmo dias mas...", a parte após o " mas " eu não me lembro exatamente, acho que devido a algum problema da gravidez, ou não lá o porque.
O fato de ter ouvido a conversa dela, e ter realmente prestado atenção, mesmo não sendo comigo que ela falava, não é um fenômeno isolado, acontece quase sempre, eu tenho este habito de ouvir conversas alheias e prestar atenção. Mesmo na escola faço isso, quando alguns colegas meus começam a conversar um assuntos qualquer que me chame a atenção eu volto toda a minha atenção a isso, sem o menor pudor, sem fingir que faço outro coisa, volto meu olhar e minha atenção completa para aquilo. As vezes rio dos pontos engraçado, as vezes não.
Não acho um mal habito, pelo menos não era até eu passar a escrever o que ouço em meu blog, mas afinal, ninguém esta mesmo lendo isso. E mesmo que estivesse, são só palavras. AS vezes eu penso que não sou muito bom com as palavras, mas confesso que tenho maior atração por ouvir do que por falar. Gosto de ouvir o que os outros falam, a forma como falam, os gestos que usam, isso independentemente do que falam, de quem fala, pode ser uma garota bonita, um par de bêbados, crianças, quase qualquer um. Não devido ao assunto, assuntos diversos atraem minha atenção, o motorista que fala de um "quase acidente que sofreu", as mulheres que falam dos maridos ou da igreja, os garotos que falam das "minas do colégio", as meninas que falam de piadas da internet,etc, etc, etc... As pessoas são ao mesmo tempo fascinantes e assustadoras, depende do angulo que se olha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário